segunda-feira, 7 de agosto de 2017

PROJETO XÔ MOSQUITO


Este ano o CEI Lenira participou do "Selo ESCOLA AMIGA DA SAÚDE: TODOS CONTRA O AEDES" que é uma iniciativa baseada na mobilização educacional pelo combate às arboviroses no município de Fortaleza.

Elaboramos e desenvolvemos um plano de ação em prol da mobilização escolar e da comunidade do entorno da escola para o combate às arboviroses.

Veja algumas ações realizadas:

Reunião com os Pais - A agente de endemias Leda deu uma palestra para os pais das crianças sobre as arboviroses, os sintomas, consequências das doenças, o ciclo evolutivo do mosquito,  os hábitos e como evitar o nascimento do aedes. Foi muito esclarecedor!





Plantando na pracinha - As crianças junto aos funcionários, professoras, assistentes e  coordenadora plantaram algumas plantas ornamentais em frente a creche.





Roda de Conversa com as Crianças - as professoras conversaram com as crianças sobre o mosquito, como eles nascem e as doenças que causam.
Infantil 1




Infantil 2






Visita dos Agentes de Endemias - Mostraram o Ciclo Evolutivo do mosquito e passaram um vídeo de desenho animado sobre o mosquito.













Caça Programada - Colocamos garrafas, tampas, copos descartáveis, etc, sem as crianças verem, espalhados pela creche. E elas juntamente com a professora Gabriela saíram recolhendo todo lixo e materiais que acumulam água.




















Visita do mosquito Aedes Aegypti - Leda, agente de endemias veio à creche vestida de mosquito e se apresentou para as crianças. Depois fizeram trabalhinhos de arte sobre.























Roda de Conversa com os Pais - O pai do aluno Abner (Infantil 3) conversou com os outros pais no horário de saída das crianças. O sr. Winston falou sobre a importância da participação de todos na luta contra a proliferação do mosquito Aedes. Depois foi colocado na pracinha lixeiras feitas de garrafão de água furado. "Devemos contribuir com a limpeza!"















Panfletagem - Uma equipe de crianças do infantil 2 e infantil 3, devidamente autorizadas pelos pais e acompanhadas pela professora, coordenadora e assistentes foram nas ruas do entorno e no Posto de Saúde Carlos Ribeiro que fica ao lado da creche, entregar panfletos que trazem informações sobre as arboviroses e o combate ao transmissor.




















Fantoche - Os fantoches foram manipulados pela mãe da Inaê, pela mãe da Vitória Elen (crianças da turma do infantil 3) e pela assistente Aldizia. As crianças gostaram bastante e foi muito bom contar com a participação da família na atividade da creche!














Leiam a historinha:

ZÉ SUJINHO E MARIA CHEIROSINHA
NARRADOR: Certa manhã uma fêmea de mosquito aedes aegypti estava voando a procura de um lugar para colocar seus ovos. 
Passeou pela casa de dona Maria Cheirosinha, voou pelo jardim, procurou água parada. Não achou! Procurou no quintal, também nada encontrou. Tudo estava limpinho, organizado e arrumado. Então voou até a caixa d’água, tentou entrar, mas não deu, estava bem vedada, fechada e coberta com tela, não tinha nem um buraquinho por onde passar. 

Ai resmungou:
MOSQUITO: É, nessa casa não posso depositar meus ovinhos, mas não vou desistir, sei que nem todos são como a dona Maria Cheirosinha! Vou voar mais um pouco e logo vou encontrar um lugar muito bom pra mim.
NARRADOR: E não demorou muito! Voou até o vizinho, na casa do Zé Sujinho e lá encontrou vários depósitos com água parada. A casa do Zé Sujinho era uma desorganização, tudo muito bagunçado, tinha água dentro de lata, pneu, tampas, garrafas, baldes... Quando viu sorriu com muita satisfação e ficou até com duvida onde pousar, até que escolheu depositar seus ovinhos numa bacia com água.

MOSQUITO: Ah, há, há... Que beleza! Eu sabia que não ia ser difícil! Esta casa é especial! Tem muitos locais onde podemos colocar os ovos, fico até em duvida qual escolho, mas hoje vou depositar meus ovos naquela bacia com água! Vou avisar minhas amigas e ensinar para elas como chegar nesse lugar maravilhoso!
NARRADOR: Uma bela tarde dona Maria Cheirosinha foi até a casa do Zé Sujinho, pois sabia que ele trabalhava fazendo móveis e ela tinha uma cadeira quebrada, levou para ele consertar. Tocou a campainha e seu Zé veio atender.
SUJINHO: Bom dia dona Maria!
CHEIROSINHA: Bom dia seu Zé! Eu vim aqui pro senhor consertar minha cadeira.
SUJINHO: Com prazer dona Maria! Entre coloque a cadeira aqui dentro de casa, assim que eu tiver um tempinho vou consertar.
NARRADOR: Dona Maria entrou e observou toda aquela bagunça, então resolveu falar:
CHEIROSINHA: Seu Zé, me desculpe a sinceridade, mas o senhor já ouviu falar sobre o mosquito Aedes Aegypti? Ele causa muito mal a saúde, transmite várias doenças: a dengue, a chicungunha e a zica. São doenças que maltratam muito, e podem até matar, a zica também causa microcefalia nos bebês das mulheres que estão grávidas. Esse mosquito se reproduz em água parada e o seu quintal está repleto de criadouro deles.
SUJINHO: Mosquito, uns bichinhos tão pequenininhos! Não podem causar tanto mal assim! A senhora está exagerando! Tô nem ai, tô nem ai! Não vem falar destes mosquitos que eu não quero ouvir!
CHEIROSINHA: Seu Zé, estou boba! Como é que o senhor nem liga para estas doenças! Eu vou embora, quando terminar o conserto da cadeira é só me avisar.
NARRADOR: Não passou muitos dias e Zé Sujinho começou a passar mal, sentiu-se fraco, com uma moleza, sem energia pra trabalhar, com dor no corpo, febre, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e coceira. Não deu nem pra ajeitar a cadeira da dona Maria. Ai dona Maria resolveu visitá-lo novamente para buscar sua cadeira. Quando chegou, viu seu Zé acamado:
CHEIROSINHA: Boa tarde Seu Zé! Só de chegar perto dá pra sentir a quentura. O que tu tá sentindo, homem de Deus?
SUJINHO: Ai! Parece que levei uma surra de chicote. Além da febre, e dor de cabeça, os ossos parecem que tão tudo quebrado. E essas manchas vermelhas? A coceira que não me deixa ficar em paz! Que doença horrível!
CHEIROSINHA: Coitado! O senhor deve está com a dengue! Precisa ir ao médico e fazer exame, tomar remédio e repousar.
SUJINHO: A senhora tem razão, vou ao hospital e me cuidar, também vou arrumar uma pessoa pra limpar meu quintal. Eu vou acabar com esses mosquitinhos, no meu quintal eles não vão ter lugar. Vou colocar fora toda vasilha que não uso, vou deixar tudo muito bem limpinho. Água parada no meu quintal nem pensar.
CHEIROSINHA: Muito bem seu Zé, vamos fazer nossa parte e alertar a todos para tomar medidas de combate ao mosquito. Só unidos poderemos lutar e vencer estas doenças causadas por esses mosquitos malvados. Pra acabar com elas a gente não pode ficar parada.
NARRADOR: Seu Zé passou vários dias sofrendo com a doença, mas aprendeu. Nunca mais deixou vasilhas com água parada na sua casa.


Teatro - Convidamos os pais a virem assistir uma peça muito engraçada feita pelo grupo de teatro "Juntos e Misturados" da Regional 1.                                                                              
A história tinha como título: "Todos contra o Mosquito".






Personagens: 
Sebastião - Ag.endemias (Júnior); Menina Rafaela (Salete); Dr. Rui (Eugenio); Menino Kiko (Valmir); Mosquito (Leda); Magna (Dona rosa). 











Passeata - A passeata aconteceu pela manhã em frente a creche e as crianças distribuíram panfletos as pessoas que estavam passando.























Check List - Todo dia cuidamos da limpeza do CEI Lenira, porém nas quartas-feiras fazíamos o check list das ações contra o mosquito.

Observar, tirar e limpar lonas e plásticos.












Colocar água sanitária e tela nos ralos.

Lavar baldes e recipientes com sabão e esponja.



 Lavar a bandeja do bebedor.









Lavar a bandeja do gelagua.


Tirar a bandeja da geladeira.









Lavar a  bandeja da geladeira.