quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A ÁRVORE DAS CHUPETAS E DAS MAMADEIRAS


Dar adeus à chupeta é um marco importante no crescimento das crianças, e deixá-la simboliza um ganho significativo de autonomia e desenvolvimento. Por isso, nem sempre é tão simples para elas dizer adeus a este objeto que representa conforto e acolhimento. Esse projeto surgiu da necessidade de incentivar a retirada do uso da chupeta. Pensamos em tratar desse assunto com as crianças de maneira lúdica. Então desenvolvemos diversas atividades, entre essas, criamos uma versão nossa para a história "A Árvore das Chupetas e das Mamadeiras" baseada em algumas pesquisas realizadas na internet.
Reunimos as crianças no pátio e fizemos a contação.

A  ÁRVORE  DAS  CHUPETAS  E  DAS  MAMADEIRAS

Obs.: Para ilustrar a contação dessa historia é interessante utilizar objetos como: bonecas de pano, ou fantoches de mão, creme dental, escova de dente, espelho, cárie (desenho ou monstrinho de brinquedo), desenho de árvore com balanço, chupetas, mamadeira, dentadura de brinquedo, outros.


Havia uma menina que se chamava Ruth. Ruth já estava grandinha, porém ainda gostava de tomar mingau, leite e suco na mamadeira e também vivia chupando chupeta. Ela tinha várias chupetas de várias cores. Ruth gostava de tomar o leitinho na mamadeira quando estava na sua caminha, e quando acabava, não escovava os dentes, mas Ruth não sabia que existe um bichinho bem pequenino que não dá nem pra gente vê que gosta muito de dente sujo. Esse bichinho ficava comendo o dente da Ruth sempre que tinha restos de alimentos, ficava lá fazendo buraquinhos, mas quando a Ruth algumas vezes pegava a escova, a pasta e resolvia escovar os dentes, o bichinho ia embora. Ele não gostava nem pouco de escova, de creme dental, nem de limpeza.









Um dia a Ruth foi se olhar no espelho e tomou um susto:
- Nossa! Como meus dentes estão feios! Estão muitos tortos e cheios de buraquinhos pretos! Daí ela começou a chorar. Anh, anh, anh!
Sua mãe preocupada acalmou-a e levou-a a um dentista. Chegando lá o dentista falou:









- Sabe o que causou isso tudo? Foi o hábito de não escovar os dentes e também de usar mamadeira e chupeta. As crianças só podem usar, quando são bebezinho que ainda não tem dentes, só podem mamar, pois não tem como mastigar, não sabem segurar o copo. Quando já são grandinhos e tem dentinhos, não precisa mais usar mamadeira, já podem mastigar, devem usar o copinho e não usar chupeta, nem chupar o dedo. E a escovação tem que ser feita diariamente.


O dentista também mostrou como ficam os dentinhos de quem usa chupeta, chupa dedo e não escova os dentes.


 A Ruth resolveu então deixar a chupeta, a mamadeira e escovar os dentes todos os dias.
Quando ela voltou pra casa, sua mãe foi preparar o almoço e Ruth foi brincar no quintal, sentou no balanço que tinha na árvore, ficou observando, percebeu que havia poucas folhas e de repente ouviu um choro:
- Anh, anh, anh!
Ruth olhou para os lados e perguntou:
- Quem está chorando?
Para seu espanto a árvore abriu a boca e começou a falar:
- Sou eu, a árvore do seu quintal! Estou muito triste, me sinto abandonada e maltratada, ninguém cuida de mim!
Ruth não teve medo, pois desde que nasceu sua mãe a colocava pra ficar na sombra daquela árvore. Ela sentiu foi seu coração se apertar de tanto dó.
- Não árvore, não fique triste assim!  Eu prometo que vou cuidar de você, vou vim mais vezes lhe visitar, ficar embaixo de sua sombra, comer de seus frutos gostosos, sentir o cheiro de suas flores e também vou lhe dar um presente muito especial, são os objetos que eu mais gostava e tinha apego, quero que eles façam a sua saudade diminuir quando eu estiver longe de você, as minhas chupetas e a minha mamadeira. Vou pendurá-las em seus galhos.
Então a arvore parou de chorar e agradeceu.
No outro dia, Ruth contou tudo para seus amiguinhos que também resolveram não usar mais mamadeira, nem chupeta e foram lá no quintal da casa da amiga, dar como presente para a arvore.
A árvore ficou muito feliz, suas folhas voltaram a nascer, ela ficou mais bonita, cheia de frutos, flores e folhas e também muito colorida de chupetas e mamadeiras. A história se espalhou, já passou bastante tempo, Ruth e seus amigos estão grandes, mas até hoje a garotada da região costuma pendurar suas chupetas quando crescem um pouquinho e deixam de usá-las.

As crianças depois da contação se aproximaram curiosas pelos objetos utilizados na historinha.















A crianças do Infantil 1, coloriram o desenho de chupetas e mamadeiras e depois colaram na árvore das chupetas.


 












Nenhum comentário:

Postar um comentário